sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Documento Misterioso

Descobrimos que o documento misterioso se trata de um cartão perfurado ou "punched cards".
Um breve história...
Em 1801, os cartões perfurados nasceram da ideia de Joseph- Marie Jacquard que construiu um tear mecanizado. "Inventou um processo simples: cartões perfurados poderiam registrar, ponto a ponto, a receita para confecção de um tecido."
Em 1833, Ada Augusta Lovelace criou uma "programação" que complementava o funcionamento da Maquina de Charles Babbage (uma das primeiras calculadoras). No mundo da Tecnologia da Informação eles podem ser considerados os precursores da TI moderna. A mãe do software e o pai do hardware.
Cartões perfurados ou Punched cards são instrumentos de armazenamento de dados que representam analogicamente documentos digitais.
Estes foram usados no século XX para o processamento e armazenamento de dados, quando a IBM (International Business Machines), uma empresa dos EUA voltada para a área de tecnologia da informação, os desenvolveu e os incorporou a computadores eletrônicos. Isso aconteceu porque Herman Hollerith (um dos fundadores da IBM) percebeu que poderia codificar informações nestes cartões perfurados. Naquela época o objetivo era codificar os dados do censo de 1890 dos EUA nos cartões.

80 column Punched Card
A business-savvy design
In selecting IBM engineer and inventor Clair D. Lake’s groundbreaking 80-column, rectangular-hole design, IBM leadership made a conscious decision to retool the card in a proprietary way that it would not only double the amount of data that could be stored, it would be compatible only with IBM-manufactured machines.
Imagem e legenda podem ser acessados no site da IBM

Esse vídeo, retirado do Youtube, conta de forma didática a história dos Cartões Perfurados:


Os Cartões Perfurados foram os precursores da memória de armazenamento usados em computadores. Foram o principal meio de entrada, armazenamento e processamento de dados na computação. Hoje nós temos o armazenamento "em nuvem", que se dá através da internet.

Do cartão perfurado a nuvem
Do cartão perfurado à nuvem. Acesse a imagem no site Otimize Nesting
https://fr.wikipedia.org/wiki/Joseph_Marie_Jacquard
http://www.techtudo.com.br/platb/desenvolvimento/2011/06/20/historia-da-programacao-como-tudo-comecou/
http://www-03.ibm.com/ibm/history/ibm100/us/en/icons/punchcard/
https://en.wikipedia.org/wiki/Herman_Hollerith
http://ethw.org/Early_Punched_Card_Equipment,_1880_-_1951

 Agora vamos às perguntas e respostas sobre estes precursores do armazenamento de dados.

- Qual a espécie documental?
Cartão Perfurado, ou Punched Card.

- Este documento é autêntico?
Aparenta ser autêntico. Perfurações retangulares são próprias das máquinas de perfurar criadas pela IBM no século XX. Além dos sinais de validação.

- Quais seus sinais de validação?
Canto inferior esquerdo grafado IBM, seguido da numeração e provável data: IBM 5081 12-71. Segundo o site da IBM a empresa patenteou diversos formatos, entre eles: 80 colunas e 10 linhas a 12 linhas.

- Qual o seu formato?
Cartão perfurado retangular.

- É documento de arquivo? Se sim, qual arquivo? Se não, por que não?
Como pertencem ao professor André, somente ele será capaz de responder tais questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário